Pontos eGym

É normal que as pessoas que frequentam o ginásio regularmente treinem exercícios de força e de resistência e que os façam com intensidades diferentes.

Isto faz com que seja difícil de entender qual dos exercícios mais contribui para a saúde ou para a forma física.

Qual é o melhor? Força ou resistência?

Com que intensidade deves treinar para obteres uma melhoria que dure ao longo do tempo?

O sistema de pontos eGym responde a estas questões. Dá uma ideia clara do progresso do treino e consequentemente também das melhorias na saúde e bem-estar.

Os pontos são baseados num parâmetro originário de medicina intensiva – Equivalente Metabólico da Tarefa: MET, ou minutos MET. Esta medida metabólica equivale à energia utilizada pelo corpo durante um minuto de esforço.

A quantidade de energia gasta, ou quantos pontos eGym são alcançados depende por um lado do indivíduo, e por outro lado pelo esforço feito durante a realização do exercício (tipo de exercício, peso movido, duração, intensidade. Etc). Cada quilo e cada repetição contam!

O que é que 1 ponto eGym representa?

1 ponto eGym…

representa o montante de energia gasta pelo corpo durante 1 minuto enquanto sentado.

Mais pontos significam a multiplicação deste valor de energia.

A quantidade de calorias gasta é diferente para cada indivíduo – dependendo do peso do seu corpo. A quantidade de calorias pode ser calculada convertendo os pontos eGym em horas. Para isso, basta dividir os pontos por 60 e multiplicar o resultado pelo peso do seu corpo. Um indivíduo que pese 70 kg: 300 pontos / 60 = 5 vezes 70kg = 350 calorias

Como se ganham pontos eGym?

10 pontos eGym são ganhos…

Por cada minuto durante a execução de um exercício que seja 10 vezes mais intenso do que a posição de estar sentado, por exemplo jogar futebol ou treino ligeiro

OU

Por fazer exercícios durante 2 minutos que sejam 5 vezes mais intensos do que a posição do acto de sentar. Ex: caminhar ou andar de bicicleta calmamente

OU

Fazer cerca de 10 flexões.

Podem os pontos eGym ser também perdidos?

Sim. Assim como o efeito do exercício desaparece naturalmente, os pontos eGym perdem-se ao fim de 4 semanas. Por isso não podes descansar à sombra da bananeira!

Estudos demonstram que 60 minutos de exercício moderado por semana – o equivalente a 200 pontos eGym – tem um efeito positivo para a saúde. Para combater eficazmente doenças como a obesidade, tensão alta, etc., a Organização Mundial de Saúde (WHO) recomenda uma actividade equivalente a 500 pontos eGym por semana. Isto corresponde a cerca de 150 minutos de caminhada ou 4 treinos no circuito eGym.

Investigadores chegaram à conclusão que esta quantidade de exercício oferece uma relação óptima entre benefício para a saúde e a duração.

Contudo, os benefícios para a saúde continuam a aumentar se o esforço for incrementado.

Estudos também indicam que o tipo de exercício não faz muita diferença. O que é importante é a quantidade total de energia convertida – pontos eGym ganhos. Seja um treino de força ou um de resistência – todos os sujeitos ao estudo mostraram melhorias nos níveis de colesterol e de açúcar. Diminuição da tensão alta e libertação de hormonas e outras substâncias importantes para a saúde. Isto significa que qualquer tipo de actividade faz com que protecção contra diabetes de tipo II, doenças cardiovasculares e até mesmo cancro.

Alguns efeitos na saúde aparecem até com pouca actividade física. Por exemplo, a qualidade do sono melhora mesmo com apenas 200 pontos eGym por semana. Outros efeitos aparecem apenas com uma actividade elevada. Por exemplo, o risco de cancro diminui apenas com uma actividade correspondente a 1000 pontos eGym por semana.

Podes encontrar mais informações sobre os efeitos do exercício físico na saúde na nossa app de Fitness.

De acordo com o nível de actividade, podes ver concretamente quais os benefícios que obtiveste graças às rotinas de exercício feitas anteriormente. Nota: O novo sistema de pontos começa a partir de Abril de 2016.

Diverte-te a coleccionar pontos eGym e a melhorar a tua saúde!

 


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s